Domingo, 4 de Julho de 2004

3 ideias, 2 questões.

Esta transitoriedade do saber pressupõe uma atitude, do lado do professor, de acompanhamento da mudança.

Os alunos de hoje, e ao contrário do que se tem dito, têm muito maior capacidade de análise do que saber; eles sabem pouco relativamente ao volume de conhecimento que deviam ter para estar na universidade, mas sabem que não sabem e sabem por que não sabem.

O exame tem de ser um acto relacional.

Será possível isolar o aluno, dividi-lo nas suas várias dimensões e partir para uma avaliação fragmentada?

Agora que a avaliação das competências (entendido como um saber fazer em acção) faz escola na escola, não estaremos a mitificar, irracionalmente, o puro fazer?

publicado por Miguel Pinto às 12:07
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De um aluno a 6 de Julho de 2004 às 13:16
A entrevista d'A Página jamais apareceria num jornal generalista e de circulação nacional. Afirmar que os alunos tem cada vez mais capacidade de análise foge aos lugares comuns que se apregoam por aí e é muito pouco conveniente (politicamente falando). Os maus resultados no início da universidade não poderão estar em parte aí? Não estará a universidade à espera de alunos que saibam muito e não será por isso que aposta muitas vezes nas aulas magistrais, em que o professor despeja informação sobre os alunos? Apesar do pouco crédito que é atribuído aos nosso ensino básico e secundário, não estará este a educar os alunos para um aprendizagem mais dinâmica que é ignorada pelas universidades?

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Outro Olhar... só no blog...

. Novo lugar.

. Exemplos que (nada) valem...

. (Des)ordem...

. Outros olhares... a mesma...

. E esta?

. O blogspot encalhou.

. Bolonha aqui tão perto.

. Olhar distante.

. Faz de conta.

.arquivos

. Julho 2005

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds