Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004

Bolonha aqui tão perto.

Para além do que retiro dos artigos de João Vasconcelos Costa na imprensa e no Professorices, o processo de Bolonha é para mim um grande enigma. As notícias da imprensa enfatizam a redução temporal dos graus académicos reforçando o valor – trabalho. Se o motivo principal da mudança é claro, o mesmo não se poderá dizer dos efeitos que a mudança suscitará na estrutura educativa. Obviamente que esta discussão não se irá circunscrever ao ensino superior. Ela alastrar-se-á por toda a pirâmide do sistema educativo. De cima para baixo. Aliás, é habitual que as reformas ou mudanças do nosso sistema educativo tenham sentido único.
MJMatos na sua profícua pesquisa pela imprensa da actualidade educativa deixa-nos este registo do Diário Económico. É uma entrevista ao coordenador responsável pela apresentação de uma proposta de revisão do sistema de graus, para implementação dos Processo de Bolonha, nos cursos de Economia e Gestão.
Quero destacar da entrevista o seguinte:
Existem duas condições a ponderar na decisão de reduzir a duração do 1º ciclo de formação - licenciatura - para três anos.
“A primeira, e talvez a mais importante, é saber se os estudantes portugueses concluem o ensino secundário tão bem preparados como os restantes alunos dos outros países europeus. A resposta a esta pergunta é fundamental para saber se é possível formar diplomados para entrar no mercado de trabalho com apenas três anos, como acontece em outros países. Outra questão consiste em conhecer o grau de articulação entre os ensinos secundário e superior

Atente-se a um aspecto de menor importância destapado pela minha curiosidade pelo trabalho jornalístico. A minha simplicidade levar-me-á a pensar que não existe qualquer relação entre o “brilhante” percurso académico do coordenador que é patenteado na notícia com as controvérsias geradas em tornos dos exames nacionais. Talvez fosse necessário rematar a notícia e nada melhor do que o pretenso mérito académico do entrevistado.
“O professor que fez o liceu em três anos.
António Romão fez o prodígio de concluir os sete anos do liceu em apenas três. Conseguiu fazer os exames do 2º, 5º e 7º anos, como aluno externo do liceu, em apenas três anos. Começou a trabalhar aos 16, mas uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) permitiu-lhe voltar a estudar. «Se não fosse a Gulbenkian, talvez não tivesse estudado», confessa


Os professores do ensino básico e secundário têm sido fustigados com mudanças iníquas no sistema educativo. Receio que o antídoto para lidar com essa entropia passe pela alienação.
publicado por Miguel Pinto às 12:19
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Outro Olhar... só no blog...

. Novo lugar.

. Exemplos que (nada) valem...

. (Des)ordem...

. Outros olhares... a mesma...

. E esta?

. O blogspot encalhou.

. Bolonha aqui tão perto.

. Olhar distante.

. Faz de conta.

.arquivos

. Julho 2005

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds