Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004

Olhar distante.

A propósito de uma discussão inacabada com o Manuel sobre a emergência de uma nova escola lanço este breve olhar, ou um desafio se o entenderem como tal.
As discussões sobre a Escola realizadas intra-muros não fazem parte da agenda dos professores. Admito que esta generalização é abusiva porque decorre da minha experiência profissional, dos encontros justificados pela coisa educativa, do pulsar manifestado na blogosfera. Não me interessa, nesta ocasião, procurar as causas do afastamento docente apoiando-me em estudos ou publicações.
A pergunta que eu coloco é a seguinte:
Será que o professor está votado à sua condição de operário acrítico e arredado da possibilidade de ser ele próprio a decidir o sentido do seu destino?
publicado por Miguel Pinto às 01:52
link | comentar | favorito
1 comentário:
De macsacra a 8 de Setembro de 2004 às 16:04
Já me interroguei muitas vezes sobre este mesmo assunto. Tenho olhado à minha volta e constato que realmente a maioria dos professores com quem me relaciono não quer saber da coisa educativa em termos gerais. Não se informa. Não actualiza os conhecimentos na área da educação. Cristaliza no tempo. Repete dizeres "com barbas". Não emite opiniões, ou quando o faz acaba-se por se pensar que, para muitos deles, a passagem do tempo não chegou à escola. (Nem deveria chegar!)
Isto faz-me muita confusão porque para mim, os professores usam o intelecto como a sua ferramenta de trabalho. Mais do que em outras profissões, o espírito crítico deveria estar presente na sua actuação diária. A actualização na sua área de especialização e profissão deveria ser uma constante.
Como disse, causa-me bastante estranheza, mas começo a pensar que devo ser eu que estou a raciocinar erradamente.
Contudo não abdico de emitir opiniões sobre a minha área de trabalho. Sou uma profissional do ensino e acho importante fazer-me ouvir e ser ouvida no que a ela diz respeito.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Outro Olhar... só no blog...

. Novo lugar.

. Exemplos que (nada) valem...

. (Des)ordem...

. Outros olhares... a mesma...

. E esta?

. O blogspot encalhou.

. Bolonha aqui tão perto.

. Olhar distante.

. Faz de conta.

.arquivos

. Julho 2005

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds