Sábado, 28 de Agosto de 2004

Procuram-se...

... trabalhos científicos que demonstrem:
A péssima qualidade dos alunos que concluem o ensino secundário;
A péssima qualidade dos recém-licenciados;
Que a profissionalidade dos professores (de todos os graus de ensino) evolui no sentido da degradação científica e pedagógica;
Que o actual modelo de gestão das escolas básicas e secundárias (“democrático”) faliu.

O objectivo desta busca é a consolidação das crenças que tomaram de assalto uma parte da “imprensa de referência” e desbravam o caminho do mercantilismo educativo.
publicado por Miguel Pinto às 15:37
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Manuel Pina a 30 de Agosto de 2004 às 10:25
Se calhar o facto de as notas dos exames serem baixas deve-se ao facto de haver professores como vós, uma autêntica palhaçada!!! Deveis comprar as licenciaturas pela Internet!!!
De Henrique Jorge a 29 de Agosto de 2004 às 01:02
Refiro de passagem que este ano - quase para matar saudades de uma matéria que sempre me agradou muito - fui ver um dos exames nacionais de matemática (primeira chamada, creio eu). Achei que era perfeitamente normal em termos de conteúdo, embora com alguns paradoxos em termos de recomendações de correcção: pode saber-se a matéria e dominar os conceitos, mas andar a descontar décimas atrás de décimas por causa de pormenores sem nenhum interesse. Isso pareceu-me absurdo. Mas não vejo nenhuma razão (que não seja a falta de preparação) para a média nacional andar pelos sete valores e pouco.
De Henrique Jorge a 29 de Agosto de 2004 às 00:56
A péssima qualidade dos alunos que concluem o ensino secundário;
A péssima qualidade dos recém-licenciados;
Que a profissionalidade dos professores (de todos os graus de ensino) evolui no sentido da degradação científica e pedagógica;
Que o actual modelo de gestão das escolas básicas e secundárias (“democrático”) faliu.

1. A péssima qualidade dos alunos que concluem o ensino secundário?... Eu não sei se concluem todos, mas sei que as notas que obtêm nos exames nacionais em disciplinas fundamentais é baixa. Não será porque a sua qualidade é baixa?

O actual modelo de gestão das escolas básicas e secundárias faliu?... Bom, eu não sei se faliu. O que sei é que pessoas empossadas nos cargos, pelo método e condições actuais, por diversas vezes atropelaram os meus direitos de cidadão (com a protecção das estruturas competentes) e cometem sistematicamente, abusos de poder e arbitrariedades que prejudicam o ensino e a formação dos jovens. Também sei que não deviam ter a possibilidade de o fazer e fazem. Isso diz-me que algo está mal. Mas não sei se o "modelo faliu". Talvez o modelo nunca se tenha realizado plenamente. Talvez que uma boa parte dos agentes do modelo nem sequer se identifiquem com ele ou não o conheçam. Talvez que o modelo só exista na mente de meia dúzia de pessoas que se apoiam num punhado de leis incompletas.
De pedro a 28 de Agosto de 2004 às 17:32
Quanto a mim, a dita profissionalidade (quem inventou esta palavra medonha?) tem aumentado, mas não se pode dizer muito alto, não convém...

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Outro Olhar... só no blog...

. Novo lugar.

. Exemplos que (nada) valem...

. (Des)ordem...

. Outros olhares... a mesma...

. E esta?

. O blogspot encalhou.

. Bolonha aqui tão perto.

. Olhar distante.

. Faz de conta.

.arquivos

. Julho 2005

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds