Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2004

Documentos orientadores?

A reorganização curricular do ensino básico fez acender uma pequena chama na escola. Motivada por ela, a escola obrigou-se a fabricar uma série de documentos e a reformular outros. Essa necessidade normativa testou a capacidade de adaptação das suas unidades orgânicas ao novo formato organizativo emergindo um perfil de práticas colaborativas entre os docentes. Acresce-se ainda que foi possível observar a forma como estão (des)organizadas as práticas curriculares.

Mas, o que eu considero espantoso não é a maior ou menor resistência à mudança que estas alterações suscitam. O que surpreende é a constatação da importância inócua dos documentos orientadores da Escola (PPE, PCE e PCT) nas práticas educativas.

O formalismo continua a reinar em muitas escolas. O que se esperava que viesse a conferir uma maior autonomia às escolas pode servir, paradoxalmente, de manobra matreira para passar no crivo de uma eventual inspecção. Mas, não será maior a perversidade quando tudo isto se passa como se tratasse de uma espécie de pacto de regime entre docentes e que vai sustentando estas fantasias?

publicado por Miguel Pinto às 22:00
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1 comentário:
De Miguel Sousa a 7 de Janeiro de 2004 às 23:50
concordo contigo...e tentando acrescentar alguma coisa diria...que é esse pacto que contribui para que a nossa classeseja confundida com um grupo coorporativo....incapaz de andar com a escola para a frente

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