Domingo, 4 de Janeiro de 2004

Paradoxos... (IV)

...de uma Escola que ambiciona ser Cultural.

4. A reorganização curricular que vivemos não tem passado despercebida à opinião pública. Desde a sua fase de concepção (iniciada pelo anterior executivo) até hoje, temos assistido, perplexos, a sucessivos avanços e recuos do poder central, que traduzem, desde logo, a desconfiança dos próprios governantes nas virtudes deste desígnio.

A comunicação social vai entretendo a opinião pública com os casos que mais vendem: A publicação dos resultados dos exames nacionais e a respectiva ordenação das escolas, as incríveis histórias que a qualidade dos manuais escolares suscitam, o processo de colocação dos professores nas escolas, etc.

Estamos perante um fenómeno de clara manipulação da informação e o currículo escolar transformou-se num campo de batalha. Como sustenta Aplle (2003: 247) , “o conteúdo e a forma do currículo sempre foram questões políticas”. O debate sobre “Que saber tem mais valor?” adquiriu conotações políticas. O argumento ideológico dominante restaura as questões da disciplina, do “excesso” de liberdade dos alunos, dos “saberes” legítimos, isto é, os saberes que servem a economia competitiva.

Ora, não se trata de desvalorizar a economia na vida dos homens. Ela serve para resolver os problemas materiais das pessoas, serve para satisfazer um conjunto de necessidades básicas. Mas, como diz Patrício (1997: 71), “o homem não vive só de pão e acontece mesmo que o pão é instrumental relativamente a outros interesses, necessidades e valores do homem.

O discurso da emergência da qualidade tem invadido o terreno educativo. Os ideólogos neoliberais e neoconservadores são hábeis na difusão das suas teses e já conquistaram a linguagem do senso comum que coloca a cultura num nível inferior à economia. Como se a economia não fizesse parte da cultura.

A qualidade é um imperativo ético. A qualidade mínima da vida é o ponto onde os direitos humanos começam. A vontade de qualidade é universal. Se educar é modificar e adquirir novos modos de ser, para ser mais e melhor, o retorno à questão da qualidade educativa é crucial.

“O âmbito da promoção da qualidade é um processo complexo” (Patrício, 1997: 65). É consensual que precisamos de alunos, pais, professores, escolas e de uma sociedade com mais qualidade. Um esforço que vise a promoção da qualidade olhará para uma sociedade de qualidade, um sistema educativo de qualidade, uma política educativa de qualidade, uma educação de qualidade, uma escola de qualidade, um professor de qualidade (Idem).

Há medida que situamos a discussão acerca da qualidade percorrendo os seus diversos âmbitos, começamos a ver com mais clareza para que serve a reorganização curricular.

publicado por Miguel Pinto às 17:43
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Outro Olhar... só no blog...

. Novo lugar.

. Exemplos que (nada) valem...

. (Des)ordem...

. Outros olhares... a mesma...

. E esta?

. O blogspot encalhou.

. Bolonha aqui tão perto.

. Olhar distante.

. Faz de conta.

.arquivos

. Julho 2005

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds