Sexta-feira, 4 de Junho de 2004

A falta das bases.

Numa entrada mais em baixo aflorei um dos dilemas do ensino secundário. Ele é encarado como uma antecâmara do ensino superior e do mercado de trabalho ao mesmo tempo que é organizado assumindo uma natureza terminal.
Será que o ensino secundário pode esquecer o presente em nome de uma causa académica ou profissional incerta?
Será possível discutir e pensar o ensino secundário desligando-o do seu quadro de referência que é o aluno? Não serão as necessidades do aluno e o seu desenvolvimento pessoal que determinam o sentido da Escola? Não consideram essencial que a articulação entre os diversos ciclos seja sequencial e progressiva? Na verdade, o que nos diz a realidade é que a organização de todo o sistema de ensino dá a primazia a uma sequencialidade regressiva. Esta perversão faz com que estejamos preocupados com o aluno virtual, com o aluno tipo, com o aluno médio, e esqueçamos o aluno concreto e situado. O grande problema deste aluno médio é a sua falta das bases (na óptica do professor, claro) e o ónus da culpa é transferido para o nível de ensino anterior.
Não posso deixar de convocar os colegas de todos os níveis de ensino para esta reflexão indeclinável.
publicado por Miguel Pinto às 19:24
link | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Outro Olhar... só no blog...

. Novo lugar.

. Exemplos que (nada) valem...

. (Des)ordem...

. Outros olhares... a mesma...

. E esta?

. O blogspot encalhou.

. Bolonha aqui tão perto.

. Olhar distante.

. Faz de conta.

.arquivos

. Julho 2005

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds