Domingo, 30 de Maio de 2004
É com agrado que acompanho a temática desenvolvida no
Que Universidade. Na verdade, a discussão sobre o Ensino Básico e Secundário e a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem sido focada, declarada ou contidamente, neste espaço. Do que já foi escrito depreende-se a defesa de um conjunto de rupturas com um modelo de ensino que não tem conseguido responder às necessidades dos alunos e que, por via disso, urge reconfigurar o paradigma da educação secundária.
O que se pretende é: “
passar da lógica da obediência e da conformidade à lógica da autonomia e da responsabilidade; da lógica disciplinar à lógica do trabalho de cooperação interdisciplinar; passar da lógica do acesso aos detentores do poder para a lógica da decisão; passar da lógica do funcionário à lógica do profissional; passar da lógica centralista monocêntrica à lógica da descentralização pluricêntrica; passar da lógica da desconfiança à lógica da confiança; passar de uma concepção bancária da formação contÃnua a uma concepção crÃtica, centradas nas práticas; passar da lógica de servidor do Estado à lógica de servidor de pessoas” (Alves, 1999).
Sem querer ser repetitivo: não será este um requisito de uma escola personalista (cultural)?
De José Manuel Faria a 31 de Maio de 2004 às 14:36
É bom sonhar(utopias), Caro Miguel.
Caro Miguel, respondo em poesia
A meu favor
as paredes que insultam devagar
certo refúgio acima do murmúrio
que da vida corrente teime em vir
o barco escondido pela folhagem
o jardim onde a aventura recomeça
Alexandre O`Neil , A meu favor
vamos olhar a transição secundário-universidade com mais pontes e contratualismo solidário e dentor de polÃticas corajosamente inclusivas.
Abraço
De Miguel Sousa a 30 de Maio de 2004 às 23:16
Caro amigo Miguel, olhar o problema da transição entre o secundraio e o universitário só da parte do "elo mais fraco" (o secundário) faz-me lembrar aquela alegoria do carpinteiro que só v~e no martelo a unica ferramenta...quando o ensino Universitário está uma desgraça
Não é um favor que lhe faço MJMatos. É o meu dever. Então aqui vai, a obra é a mesma que citei no comentário que fiz no seu blog:
Alves, J. (1999). Crises e dilemas do ensino secundário - Em busca de um novo paradigma. Asa Editores.
De
MJMatos a 30 de Maio de 2004 às 22:06
Posso pedir-lhe um favor, Miguel? Quando fizer referências, cite o nome da obra e a editora, se não se importa.
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