Em primeiro lugar, pela minha dificuldade em atacar a raiz dos problemas. Falar do estágio pedagógico isolando-o do processo de formação inicial seria uma visão demasiado simplista e empobrecedora que apenas nos permitiria aceder à rama dos problemas. Um estágio pedagógico visa a integração de um estudante no exercício da sua vida profissional regendo-se pelas normas da instituição universitária e por um quadro legal específico. Esta particularidade normativa comprometerá uma análise generalista em virtude da diversidade que subjaz aos diferentes planos de estudo. Para aprofundar esta temática há que a situar na extinção do (Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores) e na discussão que envolve a criação da Ordem de Professores. Matéria demasiado complexa que suscita outros olhares.
Em segundo lugar, a dinâmica do núcleo de estágio interage com a cultura da escola e, presumivelmente, com a subcultura do departamento/grupo disciplinar. Ora, esta incursão pela escola situada que busca um olhar profundo sobre o estágio pedagógico suscita um desprendimento na observação que eu não quero ter.
O que é que mudou?
. Outro Olhar... só no blog...
. Exemplos que (nada) valem...
. Outros olhares... a mesma...
. E esta?