Sábado, 21 de Fevereiro de 2004

Contra-ciclo

Vou reduzir e procurar não empobrecer a discussão sobre esta coisa da mudança. Eu sei que a palavra está quase gasta de tanto uso. Mas nós somos mudança, o mundo é composto de mudança e por esse facto a mudança pronuncia a vida. E como muda a vida o sistema educativo também vai mudando. Empurrado pela dinâmica social e pelas políticas educativas que lhe subjazem a evolução do sistema educativo pós 25 de Abril é descrita por 4 ciclos: revolução, normalização, reforma e descontentamento.

Ora é exactamente aqui que eu me situo. Encontro-me em contra-ciclo. Isto é, estou numa fase do contentamento. Não, não acabei de beber um bom maduro tinto embora o aprecie muito. Também não estou agarrado aos fármacos e não vou procurar refutar o diagnóstico da prof. João Barroso. O que se passa é que neste processo um passo atrás não significa, forçosamente, retrocesso. Pela mesma razão um passo em frente em direcção ao abismo não significará progresso. Numa escola situada tudo tem a ver com tudo. E nem sempre há um sincronismo entre as mudanças sociais mais abrangentes e a mudança naquele microcosmo. Como refere e bem o Manuel, este movimento não significa que o sentido dessas alterações é o mais adequado ou correcto e que a mudança não corre ao ritmo do qual todos precisamos, que não tem a dinâmica que gostaríamos.

Estou em contra-ciclo porque a Escola Cultural ainda faz sentido, cada vez mais sentido. E é este o meu drama. Como dizia o poeta é um contentamento descontente.

publicado por Miguel Pinto às 12:01
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.posts recentes

. Outro Olhar... só no blog...

. Novo lugar.

. Exemplos que (nada) valem...

. (Des)ordem...

. Outros olhares... a mesma...

. E esta?

. O blogspot encalhou.

. Bolonha aqui tão perto.

. Olhar distante.

. Faz de conta.

.arquivos

. Julho 2005

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds